COM QUEM VOCÊ VAI FALAR SEM CRACHÁ
Neta de japoneses nascida no Brasil, tenho alma japonesa e sou amante da ginga brasileira. Comecei a carreira em 2001 no mundo corporativo e a última função foi como Head da área de RH no mercado financeiro, em 2023.
Base técnica e científica.
Graduada em Administração de Empresas (PUC/SP), pós-graduada em Business (Business School SP) e em Recursos Humanos (FGV/SP), coach certificada no Integrated Coaching Institute (ICI), com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (CETCC), em Career Coaching em Nova Iorque (NYU School of Professional Studies) e atualmente cursando especialização em Neurociências e Comportamento (PUC/RS).
Base prática.
Atuei desde 2001 em empresas nacionais e internacionais top líderes em seus mercados (indústria, varejo, consultoria, mercado financeiro), nas áreas de Planejamento Estratégico e, a partir de 2010, em Recursos Humanos. Como executiva de RH vivenciei eventos de grandes transformações nas organizações e principalmente seus impactos nas pessoas: dinâmicas de sistemas organizacionais globais, re/construção de áreas a partir do zero, gestão de mudanças em fusão e aquisição, gestão de crise na pandemia e sua repercussão até os dias atuais.
Essência cultural.
Minha filosofia de vida, crenças e valores vem da minha ancestralidade. A disciplina, persistência, respeito ao outro, integridade, senso de comunidade, dedicação e simplicidade junto com a flexibilidade, suingue, ginga, criatividade, alegria e calor das relações humanas, o melhor das almas brasileira e japonesa, que tenho o privilégio e honra de viver.
Meu porquê.
Enfrentar meu primeiro processo de mudança de carreira foi também a primeira escolha consciente e inspirada no que eu realmente queria na minha vida profissional. Foi desconfortável, nada óbvio e profundamente compensador: da área de Planejamento Estratégico para Recursos Humanos. Naturalmente com isso, foi usar muito do que aprendi sofrendo e transformar em processos e ferramentas para que outros pudessem passar por transições, mudanças, dificuldades e evoluções de uma forma mais estruturada, bem pensada e o mais importante, mais leve. Mais tarde vieram outras escolhas de mudanças que me trouxeram até aqui. Sigo consistentemente me especializando em desenvolvimento humano com a missão de ajudar e apoiar as pessoas a terem a melhor relação possível com sua carreira.
co-autora do livro: Olhares para os Sistemas.